Terremoto De Magnitude 7,7 Atinge Mianmar
Um poderoso terremoto de magnitude 7,7 na escala Richter (vai de 0 a 9) atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28) e também foi fortemente sentido tanto na Tailândia quanto na China.
A TV estatal de Mianmar, disse em nota divulgada via Telegram, afirmou que pelo menos 144 pessoas morreram e 732 ficaram gravemente feridas pelo terremoto desta sexta-feira (28).
Principalmente na Tailândia, os tremores derrubaram um prédio que estava em construção em Bangkok, onde as equipes de resgate iniciaram as buscas por 101 desaparecidos nos escombros; nenhum deles havia sido encontrado até o término deste artigo. Pelo menos oito pessoas morreram na cidade, diz o governo tailandês.
Foto mostra prédio em ruínas, em Mianmar, durante o terremoto desta sexta.
Destruição
O epicentro do terremoro foi localizado a 16 km a noroeste da cidade de Mandalay, região central de Mianmar. Além da magnitude do tremor ser considerada muito alta, um dos principais fatores que agravaram a força do abalo sísmico foi a pouca profundidade do epicentro, que ocorreu apenas a 10 km do solo. Por isso, que o terremoto foi sentido com mais intensidade.
A junta militar que atualmente governa Mianmar estabeleceu estado de emergência em seis regiões, incluindo Sagaing, Mandalay e a capital, informou a mídia estatal do governo.
Em um momento de calamidade sem precedentes, a junta militar que governa o país pediu doações a qualquer país ou organização que queira contribuir com as ações de resgate. Em um pronunciamento na TV estatal, o porta-voz do governo também pediu materiais médicos para as vítimas do forte tremor.
- A União Europeia e a Índia já manifestaram disposição de enviar ajuda humanitária
- Uma análise do governo dos Estados Unidos estima que pode haver milhares de mortos e grandes perdas econômicas. Segundo o serviço geológico americano, as regiões de Sagaing e Meiktila, em Mianmar, são as mais afetadas: “No geral, a população desta região reside em estruturas vulneráveis a tremores de terra”.
Desde que a junta militar tomou o poder em Myanmar, as antigas autoridades do país, formaram um governo paralelo, o Governo de Unidade Nacional. Este “governo paralelo” também diz ajudar nos resgates.
O Tremor
O tremor aconteceu na tarde de sexta no horário local, madrugada pelo horário de Brasília. O epicentro do abalo sísmico foi localizado a 16 km a noroeste da cidade de Mandalay.
Após terremoto, Myanmar tem cenários de destruição.
A Cruz Vermelha Internacional também relata destruições. “A infraestrutura pública foi danificada, incluindo estradas, pontes e prédios públicos. Atualmente, temos preocupações com represas de grande porte”, divulgou Marie Manrique, coordenadora de programas da Federação Internacional da organização.
Cenas De Destruição Em Myanmar
Em Mianmar, a mídia governamental comunicou que duas pontes colapsaram e muitos edifícios foram completamente destruídos em pelo menos cinco cidades. Mandalay, antiga capital real e centro do budismo em Myanmar, é um dos locais mais afetados pelo terremoto.
Moradores se abraçam vendo as cenas de destruição.
Segundo à agência de notícias Reuters, um morador que não quis ser identificado falou que a grande destruição se espalhou por toda a cidade. Segundo este morador, estradas foram danificadas, linhas telefônicas interrompidas, não há eletricidade.
“Todos nós corremos para fora de casa enquanto tudo começou a tremer. Testemunhei um prédio de cinco andares desabando diante dos meus olhos. Todos na minha cidade estão na rua e ninguém ousa voltar para dentro dos prédios”, relatou o morador que não quis se identificar.
Mortos Na Tailândia
Já na Tailândia, o outro país atingido pelo forte abalo sísmico. Também, de acordo com o ministro da Defesa, Phumtham Wechayachai, oito pessoas morreram no desabamento. Equipes de resgate trabalham para retirar mais 101 pessoas nos escombros o que poderá elevar ainda mais o número de mortos.
Prestigie outros artigos em nosso Site!